O avanço tecnológico cresce a cada ano, o mundo está em constante transformação e evolução, mudando a forma como muitas profissões realizam seus trabalhos (home office por exemplo).
O conceito de empreendedorismo está a todo vapor, principalmente com a implementação de mudanças, onde inovar talvez seja a palavra chave. O Contador não está fora disso. Precisa estar sempre atento às constantes mudanças para que seus escritórios não corram o risco de se tornar ultrapassado.
Dentro desse contexto, novos conceitos apareceram no meio contábil, como a Contabilidade online e a Contabilidade digital. Afinal, tais definições são iguais?
Não, não são. A Contabilidade online tem como escopo de propaganda o serviço de entrega rápida, prática e barata. Há uma forte competição pelo preço baixo. O objetivo é atender as obrigações com o fisco e o empreendedor realiza um autoatendimento dentro das plataformas, uma vez que não há um atendimento consultivo.
Já na Contabilidade digital, com a utilização de tecnologias que fazem o trabalho de automação, como gestão de documentos ou gestão de processos dentro do escritório, nuvem, mobile e plataformas digitais, existe a garantia de maior segurança, qualidade e eficiência na prestação do serviço. Nesse modelo temos o atendimento consultivo e a entrega de uma Contabilidade Gerencial, fundamental para análise do resultado dos negócios de seus clientes.
De fato, o custo de uma Contabilidade digital é maior, pois a ênfase é agregar qualidade
ao serviço. Entretanto, o benefício final para o negócio do cliente é mais eficaz. E você? O que
prefere?