Skip to content
  • 21 98152-2166
  • 21 98334-5099
  • contato@fmcontadigital.com.br
  • @fmcontadigital
  • Início
  • Sobre
  • Contabilidade Digital
  • Abertura de empresa
  • Conteúdo
  • Artigos
  • Contato
Menu
  • Início
  • Sobre
  • Contabilidade Digital
  • Abertura de empresa
  • Conteúdo
  • Artigos
  • Contato

Quer saber mais sobre contabilidade digital?

Receba um e-mail a cada novo artigo publicado

Planejamento estratégico empreendedor da saúde

Você profissional da saúde já ouviu falar na F.O.F.A?

F.O.F.A é uma ferramenta de planejamento estratégico a fim de se alcançar resultados
positivos em seus negócios.

Há aproximadamente 50 anos, no Instituto de pesquisa de Stanford, Albert Humphery,
um consultor de gestão em negócios, criou a
F.O.F.A, em inglês S.W.O.T.

  • Forças (Strenghts);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats).

Forças – São as vantagens, o que é diferente no seu negócio em relação ao concorrente. As
palavras-chaves são Vantagens/Diferenciais.

Oportunidades – São influências externas positivas sobre seu negócio, tudo que pode
acrescentar ao seu empreendimento. A palavra-chave é Influência Positiva.

Fraquezas – São as desvantagens identificadas em seu negócio em relação aos concorrentes. A
palavra-chave é Desvantagens.

Ameaças – É tudo que representa uma influência negativa, que pode prejudicar o andamento
de sua empresa. Também é um fator externo. A palavra-chave é Influência Negativa.

O Objetivo é que os empreendedores façam planos para seus negócios usando a análise
SWOT realizando um planejamento adequado e seguro, de modo que obtenham melhores
resultados.

Ao fazer a análise S.W.O.T, a honestidade é essencial. É a hora de demonstrar a realidade
da situação do seu empreendimento.

Vocês profissionais da saúde podem fazer os seguintes passos respondendo aos
questionamentos abaixo como exemplo:

Forças

  • Qual seu diferencial no mercado?
  • Quais suas vantagens em relação aos seus concorrentes?

Oportunidades

  • Quais as influências externas positivas ao seu negócio?
  • Existem lacunas no ambiente externo que possam favorecer positivamente seu
    negócio?

Fraquezas

  • Quais as desvantagens do seu empreendimento?
  • O que seu cliente não aceita muito bem?
  • Por que a concorrência tem mais cliente?

Ameaças

  • O que pode atrapalhar o seu negócio?
  • O Local do seu negócio é adequado?

Respondendo à essas questões, vocês profissionais da saúde encontrarão os itens
necessários que farão parte de sua matriz S.W.O.T. Com esses dados em mãos fica mais fácil
planejar e direcionar as ações do seu empreendimento.

O que você está esperando? Comece logo a planejar.

Análise SWOT

FATORES INTERNOS (CONTROLÁVEIS)

FATORES EXTERNOS (INCONTROLÁVEIS)

PONTOS FORTES

FORÇAS

OPORTUNIDADES

PONTOS FRACOS

FRAQUEZA

AMEAÇAS

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Categorias

TODOS
ABERTURA DE EMPRESAS
Impostos
Contabilidade