Você profissional da saúde já ouviu falar na F.O.F.A?
F.O.F.A é uma ferramenta de planejamento estratégico a fim de se alcançar resultados
positivos em seus negócios.
Há aproximadamente 50 anos, no Instituto de pesquisa de Stanford, Albert Humphery,
um consultor de gestão em negócios, criou a F.O.F.A, em inglês S.W.O.T.
- Forças (Strenghts);
- Fraquezas (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities);
- Ameaças (Threats).
Forças – São as vantagens, o que é diferente no seu negócio em relação ao concorrente. As
palavras-chaves são Vantagens/Diferenciais.
Oportunidades – São influências externas positivas sobre seu negócio, tudo que pode
acrescentar ao seu empreendimento. A palavra-chave é Influência Positiva.
Fraquezas – São as desvantagens identificadas em seu negócio em relação aos concorrentes. A
palavra-chave é Desvantagens.
Ameaças – É tudo que representa uma influência negativa, que pode prejudicar o andamento
de sua empresa. Também é um fator externo. A palavra-chave é Influência Negativa.
O Objetivo é que os empreendedores façam planos para seus negócios usando a análise
SWOT realizando um planejamento adequado e seguro, de modo que obtenham melhores
resultados.
Ao fazer a análise S.W.O.T, a honestidade é essencial. É a hora de demonstrar a realidade
da situação do seu empreendimento.
Vocês profissionais da saúde podem fazer os seguintes passos respondendo aos
questionamentos abaixo como exemplo:
Forças
- Qual seu diferencial no mercado?
- Quais suas vantagens em relação aos seus concorrentes?
Oportunidades
- Quais as influências externas positivas ao seu negócio?
- Existem lacunas no ambiente externo que possam favorecer positivamente seu
negócio?
Fraquezas
- Quais as desvantagens do seu empreendimento?
- O que seu cliente não aceita muito bem?
- Por que a concorrência tem mais cliente?
Ameaças
- O que pode atrapalhar o seu negócio?
- O Local do seu negócio é adequado?
Respondendo à essas questões, vocês profissionais da saúde encontrarão os itens
necessários que farão parte de sua matriz S.W.O.T. Com esses dados em mãos fica mais fácil
planejar e direcionar as ações do seu empreendimento.
O que você está esperando? Comece logo a planejar.
Análise SWOT
FATORES INTERNOS (CONTROLÁVEIS)
FATORES EXTERNOS (INCONTROLÁVEIS)
PONTOS FORTES
FORÇAS
OPORTUNIDADES
PONTOS FRACOS
FRAQUEZA
AMEAÇAS